Pular para o conteúdo principal
Sessão Prática - Casos clínicos ambulatoriais

Lactente de quatro  meses é atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS)  apresentando pápulas eritematosas, vesículas e pústulas disseminadas , além de  acometimento de palma das mãos  e planta dos pés:
Não existe relato de manifestações sistêmicas. A mãe tem lesões semelhantes na região inframamária e antebraços, com prurido principalmente noturno. Diante deste quadro pergunta-se: 

- Qual o provável diagnóstico? 
- O tratamento indicado é:

(A) ivermectina sistêmica na dose de 100 a 200 mcg/kg em dose única
(B) hexaclorogamabenzeno (lindano) topicamente em uma única aplicação
(C) córticóide tópico e anti -histamínico sistêmico, e tratamento dos contatos
(D) benzoato de benzila 25%  diluído ao meio em água e aplicado durante três noites consecutivas
(E)  enxofre a 5-10% em creme, loção cremosa ou vaselina, aplicado durante três noites e repetido após uma semana, ou permetrina a 5%  em única aplicação.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico