Pular para o conteúdo principal
Crônicas - Textos
A "sedução"  é o caminho!
                          Certo dia, fui abordado de forma entusiasmada por algumas ex-doutorandas do PED I, me informando que na turma delas já existiam 6 pessoas pensando em fazer PEDIATRIA. Sensacional!  Uma realidade outrora sombria, desalentadora de apenas 1 provável pediatra, agora tornava-se  animadora, visto que havia triplicado  em 2 vezes. Na verdade, “sextuplicou” a quantidade de alunos querendo ser pediatra ou pensando em fazer pediatria. Fiquei radiante! Não podia me comportar de outra forma. Por alguns momentos, percebi que a técnica e a arte  da Pediatria da UFRN em “seduzir” os nossos alunos a fazer a especialidade, está funcionando de sobremaneira.
                    Prova irrefutável desta “sedução”, no bom sentido, é claro, é a de que já se conseguiu reverter um caso de um ex – aluno que já havia decidido fazer neurocirurgia, e ao passar pela Pediatria da UFRN, foi literalmente “seduzido”, optando ao final do curso, por fazer  neuropediatria. Saiu de adulto para criança. De cirurgia para clínica. Na minha ótica, prova de sedução maior do que esta, não há! Mesmo aqueles que ao final não optam pela especialidade, mas nos revelam que ficaram “balançados”, também os considero “seduzidos”, ainda que tenha sido de forma transitória. Para nós que estamos na linha de frente do ensino da Pediatria, é altamente gratificante presenciar histórias como essas de seduções sejam elas  “definitivas” ou “transitórias”. Respinga diretamente no ego, na sensação do dever cumprido.
                      Sedução, mais uma vez, no bom sentido. Esta é a grande arma que tem todos aqueles envolvidos na arte e na técnica de ensinar Pediatria. Precisamos, e devemos “seduzir” cada vez mais. Talvez esta seja a única maneira de reverter uma triste realidade que assola o nosso país: o desespero, a revolta, a indignação de pais e familiares ao chegarem a unidades de atendimento (Pronto Socorro, Unidades Básicas) e verem seus filhos, seus netos, bisnetos (e “etcetera”), serem atendidos por profissionais NÃO PEDIATRAS. Absurdo! Pura violação de direitos, constitucionalmente garantidos!
                 Por isso, vamos continuar a fazer nossa parte incessantemente. Continuemos a “persuadir”, a “seduzir” a galera.  Demonstremos paixão, empolgação e tesão pelo que fazemos! Mostremos aos nossos alunos a beleza e a magia da PEDIATRIA. O quanto é gratificante lidar com crianças: o seu sorriso, a sua inocência, as suas “tiradas”. O vômito, a “gofada”, o choro, o “xixi”, o ” c ..ô” fazem  parte, se acostuma. Agindo desta maneira junto ao alunato, estaremos cumprindo a nossa missão, o nosso dever. O resto é aguardar o final do Curso e esperar que novos pediatras apareçam, (ou não!) Independente do resultado, não se pode deixar a peteca cair. Bola prá frente. Afinal, ainda permaneço convicto em minha opinião: A “sedução” é o caminho”!
                            Natal, 25/ 02/2012         Leonardo Moura Ferreira de Souza

Comentários

  1. Realmente professor...

    Graças a sua dedicação e de outros professores do departamento não tem como ficarmos insensíveis a pediatria.

    Parabéns pelo seu entusiasmo em nos mostrar uma bela medicina.

    Raniere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, caro Raniere. A cada um de nós, Deus nos presenteou com um Dom. Nós, os pediatras, temos este dom divino de saber lidar com as crianças. E com ele, procuramos mostrar aos nossos alunos como é a medicina na sua essência: a mistura de arte e ciência! Este é o papel( o de "seduzir"), daqueles que estão na linha de frente do ensino da pediatria.Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico