Pular para o conteúdo principal
Questões- TEP x  Residência médica

(TEP 2008)-  Escolar de sete anos é atendido em uma unidade de saúde com história de tosse e cansaço há mais de 15 dias. O pai relata que o quadro teve inicio há cerca de três semanas com coriza, tosse seca, febre, miagia e dor de garganta , que evoluiu para tosse irritativa , ás vezes paroxística e leve dispnéia. Fez uso de amoxacilina por sete dias sem sucesso.O pai apresentou o mesmo quadro há cerca de um mês, tendo feito uso de vários xaropes e um antibiótico.Nega contato com BK.Exame físico: bom estado geral, eupnéico, corado, acianótico, MV presente universalmente e estertores creptantes esparsos em ambos os pulmões. Radiografia de tórax: infiltrado instersticial, confluente e peri-hilar. A conduta apropriada neste caso será:

(a)   esquema I
(b)   claritromicina
(c)   penicilina cristalina
(d)   amoxacilina – clavulanato
(e)   sulfametoxazol-trimetropin

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico