Pular para o conteúdo principal

Propanolol X Prednisolona

Propranolol VS predinisolona para hemangiomas em crianças
Fonte: JAMA Otolaryngol Head Neck Surgde 2014; 140 (4) :323-330

- O propranolol é apontado como superior a prednisolona no tratamento de hemangiomas infantis (IH). Um recente estudo determinou se o propranolol oral é mais eficaz e melhor tolerado do que a prednisolona no tratamento sintomático, de IH proliferativo. Tratou-se de um ensaio clínico, realizado em 3 clínicas com 19 de 44 crianças elegíveis com idade entre 2 semanas e 6 meses. Todos os pacientes que participaram tiveram IH proliferativo sintomático tratado entre 1 de Setembro de 2010 e 01 de agosto de 2012. O desfecho primário foi a mudança no tamanho do IH após 4 meses de terapia. Os desfechos secundários foram a taxa de resposta e a frequência e gravidade dos eventos adversos (EAs).

- O resultado primário não mostrou diferença no tamanho da lesão ou área da pele afetada após 4 meses de tratamento: 41% e 1,32 mm2 para prednisolona vs 64% e 0,55 mm2 para propranolol ( P = 0,12 para o tamanho da lesão, e P =. 56 para área afetada da pele). Análises longitudinais mostraram uma resposta rápida na dimensão externa total da lesão com prednisolona ( P = 0,03), mas esta vantagem ao longo do tempo não foi notada ( P = 0,91). A freqüência geral de eventos adversos foi semelhante (44 para prednisolona vs 32 para propranolol) ( P = 0,84), mas os participantes tratados com prednisolona tinham mais EAs graves (11 vs 1) ( P = 0,01), particularmente o retardo de crescimento, resultando em tamanho e peso abaixo do percentil. Saída precoce do estudo devido a eventos adversos ocorreram em 6 (75%) de 8 doentes no grupo de prednisolona, ​​mas 0 de 11 participantes tratados com propranolol.

- A duração média do tratamento foi menor para prednisolona (141 vs 265 dias). Ambos os medicamentos apresentam eficácia semelhante para reduzir o tamanho de IH proliferativo sintomático. Embora a prednisolona mostrasse uma taxa de resposta mais rápida, o propranolol foi melhor tolerado com um número significativamente menor de EAs graves. Propranolol deve ser a primeira linha de terapia para IH sintomática a menos que contra-indicado ou que futuros estudos demonstram EAs graves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico