Pular para o conteúdo principal
Pediatria baseada em Evidências
Baixa qualidade de vida é fator de risco para pneumonia em crianças

10 de setembro de 2012.
Fonte: Journal of Paediatrics and Child Health, Volume 48, issue 5, 2012, Pages 402–412

- Um estudo procurou identificar fatores de risco para crianças que desenvolvem e são hospitalizadas com pneumonia adquirida na comunidade. Crianças menores de 5 anos residentes na área urbana Auckland, Nova Zelândia foram inscritos de 2002 a 2004.

- Para avaliar o risco de desenvolver pneumonia, crianças hospitalizadas com pneumonia (n = 289) além de crianças com pneumonia que receberam alta do Departamento de Emergência (n = 139) foram comparadas com uma amostra aleatória comunidade de crianças sem pneumonia (n = 351). Para avaliar o risco de hospitalização, as crianças hospitalizadas com pneumonia foram comparadas com as crianças que receberam alta do departamento de emergência. Odds ratio (OR) com intervalos de confiança de 95% (IC) foram utilizados para estimar o risco de pneumonia e hospitalização por pneumonia.

- Após ajuste para estação, idade e etnia, houve um aumento do risco de pneumonia associada a um menor peso para estatura (OR 1,28, IC 95% 1,10-1,51), a um menor tempo fora de casa (1,96, 1,11-3,47), a infecções respiratórias anteriores (2,31, 1,55-3,43) e ao mofo no quarto da criança (1,93, 1,24-3,02). Houve um aumento do risco de hospitalização de pneumonia associada à história materna de pneumonia (4,03, 1,25-16,18), à morar em uma casa mais cheia (2,87, 1,33-6,41) a viver com um fumante (1,99, 1,05-3,81) e presença de mofo no quarto da criança (2,39, 1,25-4,72).

- Portanto, ambientes de menor qualidade de vida aumentam o risco de pneumonia e hospitalização. Pior estado nutricional pode também aumentar o risco de pneumonia. Melhorar a qualidade da habitação, redução da exposição à fumaça de cigarro e nutrição na primeira infância podem reduzir a carga de pneumonia.
© Bibliomed, Inc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico