Pular para o conteúdo principal
Pediatria baseada em Evidências
Suplementação de vitamina D reduz infecções respiratórias agudas em crianças
31 de dezembro de 2012.
Fonte: Pediatrics, Volume 130, issue 3, 2012, Pages e561-e567

Estudos observacionais sugerem que os níveis séricos de 25-hidroxivitamina D (25[OH]D) são inversamente associados com infecções respiratórias agudas (IRA). Pesquisadores trabalharam com a hipótese de que a suplementação de vitamina D em crianças com deficiência de vitamina D poderia reduzir o risco de IRA. Usando randomização em cluster, 744 alunos mongóis foram aleatoriamente designados a diferentes tratamentos no inverno (janeiro-março). Esta análise duplo-cega concentrou-se num subconjunto de 247 crianças que foram atribuídas a ingestão diária de leite regular fortificado (controle, n = 104) ou leite fortificado com 300 UI de vitamina D3 (n = 143). No início do estudo, o nível sérico médio de 25(OH)D foi de 7 ng/mL (intervalo interquartil: 5-10 ng / mL). No final do ensaio, o acompanhamento foi de 99% (n = 244) e os níveis médios de 25(OH)D nas crianças controle em comparação ao grupo vitamina D foi significativamente diferente (7 contra 19 ng / ml, P < 001). Comparados com os controles, as crianças que receberam vitamina D relataram significativamente menos IRA durante o período de estudo (média: 0,80 contra 0,45, P = 0,047), com uma razão de taxas de 0,52 (intervalo de confiança de 95%: 0,31-0,89). Com o ajuste para idade, sexo e história de sibilância, a vitamina D continuou a reduzir pela metade o risco de IRA (razão de taxas: 0,50 [intervalo de confiança de 95%: 0,28-0,88]). Resultados semelhantes foram encontrados entre as crianças abaixo ou acima do nível médio de 25(OH)D no início do estudo (razão de taxas: 0,41 contra 0,57; P para interação = 0,27).
A suplementação de vitamina D reduziu significativamente o risco de IRA no inverno entre as crianças da Mongólia com deficiência dessa vitamina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico