Pular para o conteúdo principal
Pediatria baseada em Evidências
Ácido fólico previne desenvolvimento de tumores na infância
06 de agosto de 2012.
Fonte: Pediatrics, Volume 129, issue 6, 2012, Pages 1125 -1133
Evidências epidemiológicas indicam que a suplementação de vitamina pré-natal reduz o risco para alguns tipos de câncer na infância. No entanto, uma avaliação sistemática das tendências de incidência de câncer na população infantil base infância, após o enriquecimento de produtos de grãos com ácido fólico nos Estados Unidos no período de 1996-1998, não tenha sido previamente relatada. Pesquisadores descreveram as tendências temporais na incidência de câncer na infância em associação com o enriquecimento com ácido fólico. De 1986 a 2008, 8.829 crianças de 0 a 4 anos foram diagnosticadas com tumores malignos, incluindo 3790 e 3299 intra-útero durante os períodos pré e pós-enriquecimento, respectivamente. Taxas de incidência pré e pós-enriquecimento foram similares para todos os tipos de câncer e para a maioria dos tipos de câncer específicos. Taxas de tumor de Wilms (WT), tumores neuroectodérmicos primitivos (PNETs) e  ependimomas foram significativamente menores após o enriquecimento.
Os resultados fornecem suporte para uma diminuição na incidência do Tumor de Wilms e possivelmente de tumores neuroectodérmicos primitivos, mas não outros cânceres infantis, depois do enriquecimento com ácido fólico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico