Pular para o conteúdo principal
Pediatria baseada em evidências

Allan GM, Ivers N, Shevchuk Y. Treatment of pediatric fever – Are acetaminophen and ibuprofen equivalent? Can Fam Physician.2010 Aug;56(8):773.
Questão clínica: O acetaminofeno é superior ao ibuprofeno no tratamento da febre na infância?

Evidência: Uma meta-análise e um estudo clínico randomizado controlado realizados recentemente oferecem algumas orientações. • Meta-análise de 10 estudos clínicos (N = 1078) de ibuprofeno (5 a 10 mg/kg) versus acetaminofeno (10 a 15 mg/kg):
  • O ibuprofeno foi superior após 2, 4 e 6 horas; após 4 a 6 horas, aproximadamente 15% mais pacientes com ibuprofeno apresentavam redução da febre (número necessário para tratar = 7).
O estudo clínico randomizado controlado PITCH (N = 156, idades entre 6 meses a 6 anos) comparou ibuprofeno (10 mg/kg a cada 6 a 8 horas), acetaminofeno (15 mg/kg a cada 4 a 6 horas) ou uma combinação de ambos:
  • Para tempo sem febre nas primeiras 4 horas, a combinação foi superior ao acetaminofeno por 55,3 minutos (P < 0,001), mas não foi superior ao ibuprofeno.
  • O ibuprofeno e a combinação eliminaram a febre mais rapidamente.
  • A combinação reduziu o tempo de febre nas primeiras 24 horas (acetaminofeno 4,4 horas mais [P < 0,001], ibuprofeno 2,5 horas mais [P =0,008]).
  • Ocorreu superdosagem em 33 crianças (21%).
Efeitos colaterais do ibuprofeno comparado ao acetaminofeno:
  • Asma — não foi observado aumento do risco ou talvez um risco discretamente menor (possível aumento do risco com acetaminofeno);
  • Síndrome de Reye — nenhum aumento no risco;
  • Efeitos gastrointestinais e renais — nenhuma evidência de risco, mas a Sociedade Canadense de Pediatria recomenda evitar ibuprofeno em crianças que não estejam ingerindo uma quantidade satisfatória de líquidos;
  • Reações sistêmicas — nenhuma evidência de risco.
Conclusão: A conveniência do tratamento da febre na infância é controversa e deve ser discutida com os pais. Caso se opte por um tratamento específico, o médico assistente deve saber que o ibuprofeno oferece uma redução maior da febre, sem aumento no risco de efeitos colaterais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico