Pular para o conteúdo principal
PRÉ- CD
A consulta pré - natal com o pediatra

"Tem se tornado cada vez mais freqüente a consulta de gestantes em final de gestação com o pediatra, buscando orientações sobre o recém-nato antes de seu nascimento. As mães são tomadas por uma ansiedade natural, principalmente em seu primeiro filho, pois necessitam de informações para suprir a falta de experiência. Assim, neste primeiro contato procuramos passar a elas algumas observações sobre o recém-nascido para se sentirem mais preparadas para o receberem.

Na consulta pré-natal, após colher informações sobre o histórico da gestação, orientamos sobre as dúvidas mais freqüentes sobre amamentação, época de início das vacinas (desde o calendário básico do governo, até aquelas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que não são feitas nos postos de saúde), época de fazer o teste do "pezinho", teste da "orelhinha", cuidados com o umbigo, cólicas, assaduras, regurgitações, entre outros; dando atenção a um aspecto muito importante: as mães, por sua inexperiência, tendem a guardar informações lidas e ouvidas de uma forma muito rígida, como "tábuas de salvação", cristalizando, assim, as informações como se houvesse um recém-nascido padrão, tipo: dorme 18h por dia, tem que mamar de 3 em 3 horas, tem que evacuar todo dia e assim por diante, de tal forma que as informações se tornam tão inlexíveis que, com a chegada do seu bebê, ao se deparar com qualquer mudança neste padrão, se tornam inseguras, ansiosas e pior, querendo moldar seus ilhos pelos iltros destes conhecimentos engessados e aí perdem a oportunidade de viverem relaxadamente momentos de prazer neste início do processo da maternidade.

As mães desde o primeiro momento devem olhar para os seus ilhos como uma pessoa única, que tanto como nós, podem ter diferenças e particularidades que vão se mostrando aos poucos, e a descoberta de cada faceta nos encanta, emociona, e traz à tona sentimentos e vivências únicas, que se perpetuam em nossas memórias para toda a vida.

Uma das informações mais valiosas que podemos contribuir como pediatras neste contato será sempre a valorização do aleitamento materno, pela sua qualidade nutricional, sua perfeita digestibilidade, o desenvolvimento da flora protetora intestinal, pelo incremento da imunidade do recém nascido e seu valor sob a ótica da contribuição à proteção emocional, tanto da criança, como da mãe.

Neste primeiro contato tentamos despertar estes pais para que entendam que embora todo o arquivo de informações seja importante, a principal bagagem que torna esta viagem possível e segura será deixar aflorar o que toda mãe e pai trazem de sobra, que é o amor e emoção, que devemos saber deixar transbordar desde o nosso primeiro encontro, olhando em seus olhinhos (mesmo fechados), cheirando-os, acariciando-os e doando-nos por inteiro, pois sede nada nos lembrarmos, este amor nos conduzirá com nosso instinto à proteção de nosso filho".
Dr. Cid Athayde Fraga
Pediatra - CRM/ES 1498
Médico do Vitoria Apart
Pediatria e Clínica VIP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico