Pular para o conteúdo principal

Propranolol é eficaz em reduzir os hemangiomas infantis

Os hemangiomas na infância (IH) podem estar associados a um significativo impacto funcional.O objetivo de um novo estudo foi o de realizar uma metanálise de estudos de intervenções farmacológicas para crianças com IH. As fontes de dados foram Medline e outras bases de dados, de 1982 a junho de 2015.

Foram incluídos 18 estudos em uma metanálise a qual avaliou as taxas de melhora dos IH associadas com o uso de betabloqueadores e esteroides. O propranolol oral teve a maior estimativa média de melhora esperada (95%) em relação aos corticosteróides orais (43%) e dos controles ( 6%). A força da evidência foi alta para efeitos do propranolol sobre a redução do tamanho da lesão em comparação com a observação/placebo. Os corticosteróides demonstraram eficácia moderada a reduzir o tamanho/volume.

O estudo concluiu que o propranolol é eficaz em reduzir o tamanho dos IH e, comparação com o placebo, observação e outros tratamentos, incluindo esteroides, na maioria dos estudos. Corticosteróides demonstrar a eficácia moderada a reduzir IH tamanho/volume. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico