Pular para o conteúdo principal
Miscelânea
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDHA)
           O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Representa o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados, ocorrendo em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo. O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas: 1) Desatenção 2) Hiperatividade-impulsividade.  Na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são desatentas, ("avoadas”) ou irrequietas, isto é, não param quietas por muito tempo.

       .Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. Existem causas que foram investigadas para estas alterações nos neurotransmissores da região frontal e suas conexões: A) Hereditariedade; B) Substâncias ingeridas na gravidez; C) Sofrimento fetal; D) Exposição a chumbo; E) Problemas Familiares:Problemas familiares podem agravar um quadro de TDAH, mas não causá-lo. F) Outras Causas: - corante amarelo, aspartame, luz artificial, deficiência hormonal (principalmente da tireóide), deficiências vitamínicas na dieta - Todas estas possíveis causas foram investigadas  e foram desacreditadas do ponto de vista científico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico