Pular para o conteúdo principal
Simbologia
"Antes fechadas, agora abertas"
Nesta segunda feira, dia 16/07/2012, recomeçou o maior espetáculo do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): O INTERNATO. Exceto para a Clínica Médica , que já estava em atividade,  todas as demais grandes áreas reiniciaram: Pediatria, Ginecologia, Cirurgia, Saúde Coletiva, Infectologia.  Com o Internato em Pediatria I (PED I - 10º período), também não podia ser diferente. Acolheu seus novos doutorandos (internos) e já deu o ponta- pé nas suas atividades teórico- práticas, iniciando com a aula de Reanimação Neonatal.

Na verdade, para esses alunos, com relação à Pediatria trata-se  de um REENCONTRO, pois em um passado não muito distante, eles passaram pela disciplina de Pediatria e Puericultura (8º período). No entanto, para os alunos do Internato em Pediatria II (PED II - 11º período), o início do Internato é apenas o RECOMEÇO, pois até poucos dias atrás estavam no PED I. Tudo muito simples. As cortinas antes fechadas, agora estão abertas... É o Internato da UFRN recebendo mais uma vez os seus quase médicos, ou melhor dizendo , seus doutorandos ou internos. Palmas para eles!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico