Pular para o conteúdo principal
Crônicas - Textos
Para quem não sabia, quem faz medicina e decide por ser PEDIATRA,  terá que fazer 02 (dois)  juramentos. Primeiro ,  por ocasião do término do curso, o decantado "Juramento de Hipócrates" . Segundo, em decidindo pela especialidade de Pediatria , terá que fazer o "Juramento do Pediatra" . É  a pediatria e suas particularidades.... 
 JURAMENTO DO PEDIATRA 
Eu, pediatra, prometo com sinceridade e emoção que todo dia será Dia da Criança em meu coração. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo que todo dia será dia de alegria, de louvor, de caridade e de amor, de ternura e de candura para com a Criança. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo que todo dia de trabalho visará à felicidade e ao bem-estar da criança. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo que dedicarei à Criança minha Ciência, minha Arte e meu Amor. E se Ciência e Arte me faltarem, prometo que meu Amor nunca faltará. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo sempre me afligir pelo sofrimento da Criança e que tudo farei para eliminá-lo ou atenuá-lo. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo ser grato e reconhecido pelo muito que cada Criança sadia ou doente me ensinar no decorrer dos anos. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo que farei pela Criança que me é confiada o que faria pelo filho de minha carne. E assim, minha consciência de nada me acusará. E poderei dormir o sono dos justos. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo que manterei a liberdade de chorar quando, malgrado todos os esforços - Ciência, Arte e Amor - a morte levar aquele que não foi possível salvar. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo que, diante da Criança, minhas lágrimas rolarão sempre, sob a forma de risos, pela boca. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo dedicar o maior respeito e consideração, caridade e compreensão à mãe da Criança que me for confiada para ensiná-la, carinhosamente, a melhor compreender e a melhor proteger seu filho. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo que tudo farei para evitar que a Criança adoeça. E doente, tudo farei para evitar sua hospitalização. E hospitalizada, tudo farei para devolvê-la, o mais rapidamente possível, ao convívio da família. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo cercar meu trabalho do maior rigor científico, contribuir para o progresso da Pediatria, lutar contra a mortalidade infantil, para assim engrandecer o meu país. Assim prometo.
Eu, pediatra, prometo espargir ternura em minha volta. E que meu beijo será terno. E que meu aperto de mão será amigo. Assim prometo

Este texto foi retirado do livro "Puericultura: Ciência, Arte e Amor", de Jacques Crespin (terceira edição, editora Roca).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico