Pular para o conteúdo principal

Ictericia neonatal: teste seus conhecimentos!

TEP- Recém-nascido no 15º dia de vida, nascido de parto normal a termo, é trazido à primeira consulta pediátrica de rotina. Está recebendo leite materno exclusivo, o coto umbilical caiu no 12º dia e não há queixas clínicas. O exame físico não apresenta qualquer alteração, com exceção de icterícia de pele (zona 3 de Kramer) e escleróticas, percebida pelo pediatra. Mãe e recém-nascido apresentam grupo sangüíneo O, fator Rh positivo. A conduta indicada é:
(A) suspender o aleitamento materno por dois dias
(B) recomendar a exposição da criança ao sol
(C) solicitar dosagem de bilirrubinas
(D) solicitar dosagem de TSH
(E) iniciar fenobarbital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico