Pular para o conteúdo principal

TDAH x Baixo nível socioeconõmico

A associação entre TDAH e o baixo nível socioeconômico
Fonte: Journal of Child Psychology and Psychiatry, Volume 55, Issue 5, pages 436–445, May 2014 
- Estudos em todo o norte da Europa, Estados Unidos e Austrália têm encontrado uma associação entre o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a desvantagem socioeconômica. Um recente estudo, então, tentou avaliar mais evidências que podem explicar essa ligação. Tratou-se de uma coorte do Reino Unido (o Millennium Cohort Study, N  = 19.519). 
- O TDAH foi associado com uma série de indicadores de desvantagem social e econômica, incluindo a pobreza, a posse de habitação, escolaridade materna, renda, monoparentalidade e da maternidade mais jovem. Não houve nenhuma evidência para sugerir que o TDAH na infância fosse um fator causal de desvantagem socioeconômica: renda não diminuiu para os pais de crianças com TDAH em comparação com os controles. Apesar de determinantes genéticos e neurológicos poderem ser os indicadores principais de TDAH, a sua etiologia parece ser influenciada pela situação socioeconômica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico