Pular para o conteúdo principal

Uso de antibióticos no tratamento das pneumonias adquiridas na comunidade

Efetividade de antibioticoterapia empírica para pneumonia adquirida na comunidade
Fonte: PEDIATRICS; Vol. 133 No. 1 January 1, 2014

-  Os antibióticos de espectro estreito são recomendados como agentes de primeira linha para crianças hospitalizadas com pneumonia adquirida na comunidade (PAC). Há, entretanto, pouca evidência científica demonstrando que essa recomendação consensual seja tão eficaz como os antibióticos de amplo espectro.  Um atual estudo comparou a eficácia do tratamento empírico com antibióticos de espectro estreito contra a terapia de amplo espectro para crianças hospitalizadas com PAC sem complicações. Tratou-se de uma coorte retrospectiva. Entre 492 pacientes, 52% foram empiricamente tratados com um agente de espectro estreito e 48%, com um agente de largo espectro.

-  Na análise ajustada, o grupo de espectro estreito teve uma permanência hospitalar (LOS) 10 horas mais curta ( P = 0,04). Não houve diferença significativa na duração do oxigênio, duração da febre ou readmissão. Comparado com os agentes de amplo espectro, a cobertura antibiótica de espectro estreito está associada a resultados similares. Nossas descobertas suportam as recomendações nacionais para o uso de antibióticos de espectro estreito em crianças hospitalizadas com PAC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico