Pular para o conteúdo principal

Cefaleia na infância X tomografia computadorizada

Uso de tomografia computadorizada em crianças com cefaleia

Fonte: PEDIATRICS Vol. 132 No. 1 July 1, 2013

- Embora seja desnecessária para crianças com dor de cabeça e clínica normal, a tomografia computadorizada (TC) é amplamente utilizada para essa queixa. Um atual estudo procurou determinar os padrões atuais da prática que indiquem o uso da neuroimagem para diagnosticar dor de cabeça pediátrica, e identificar os fatores associados ao aumento do uso de neuroimagem. Esta análise retrospectiva incluiu crianças (3-17 anos) com ≥ 2 queixas de dor de cabeça. De 15 836 pacientes, 26% (4.034 pacientes, com idade média de 11,8 anos) receberam ≥ 1 TC, 74% dentro de 1 mês de diagnóstico. 

- Pacientes com atendimentos tiveram quatro vezes mais probabilidades de sofrer uma tomografia computadorizada versus aqueles sem visitas a departamentos de emergência - ED. No entanto, mesmo fora do ED, o uso de tomografia computadorizada continuou a ser generalizada. Dois terços dos pacientes com tomografia computadorizada não tinham comparecido a uma ED. Entre os pacientes sem utilização do ED,> 20% receberam uma tomografia computadorizada durante o período de estudo.

- Avaliação por um neurologista foi fortemente associada a uma menor probabilidade de tomografia computadorizada em comparação com outras especialidades (odds ratio: 0,37, P <0,01 [intervalo de confiança de 95%: 0,30-0,46]). O uso da tomografia computadorizada para diagnosticar a dor de cabeça pediátrica permanece elevado apesar das diretrizes existentes indicarem um baixo rendimento diagnóstico e de alto risco em potencial.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico