Pular para o conteúdo principal
Anátomo- Clínica
Chegou a vez da 2ª anátomo do ano. Esta também será realizada no Auditório  Profº Mariano Coelho ,  no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) , dia 27/04/2012, às 7:00. Caso também bem interessante. Vale a pena conferir!

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra

Sessão Anátomo - Clínica
Dia: 27 de abril de 2012.
Local: - Hora: Auditório Profº Mariano Coelho, 4º Subsolo do HUOL - 7 h.
Residente: Fabíola Rego Fontes - Residente de Pediatria (R2)
Orientadora: Profª Nívea Arrais
Apresentação do Caso Clínico
Lactente com 1 mês e 28 dias de vida, sexo masculino, natural e procedente de Natal, foi admitido na UTI do Hospital Clóvis Sarinho com história de palidez cutâneo-mucosa intensa e cansaço progressivo há 24 horas, segundo informações da mãe. Negava antecedentes de febre, tosse, coriza ou cianose. Há dois dias da admissão a criança havia comparecido a consulta de rotina com queixa de palidez, pesando 3520 g, sendo orientada com a hipótese de anemia fisiológica.
A criança nasceu de parto cesárea, a termo, com peso de nascimento de 2450 g, estaura de 47cm e perímetro cefálico de 34,5cm. Havia um resumo de alta com relato de taquipnéia transitória do recém nascido, ficando em CPAP nasal por 24 horas e recebendo alta hospitalar com 4 dias de vida, em boas condições e em uso de aleitamento exclusivo. Apresentava calendário vacinal com BCG e 2 doses de hepatite B.
Nos antecedentes gestacionais, destacava-se mãe de 16 anos de idade gesta I para I, tendo realizado pré-natal com 2 consultas. Traz os seguintes exames no cartão de pré-natal: Classificação sanguínea: O positivo;VDRL no sexto mês: negativo; hematócrito:33% e sumário de urina normal. Recebeu ferro e vitaminas durante a gestação. Negava anemia na família, doenças infecto contagiosas e uso de cigarro, álcool ou/e drogas durante a gestação.
Ao exame de admissão na UTI, a criança apresentava estado geral grave, em estado de choque e insuficiência respiratória, com palidez intensa, extremidades frias, mal perfundidas e acianóticas. Ausculta cardíaca revelava bulhas abafadas sem sopros e FC: 159 bpm. Na ausculta pulmonar: murmúrio vesicular diminuído em ambos hemitórax e alguns estertores creptantes em terço médio e base esquerda. Abdome revelava distensão moderada com fígado palpável a 5 cm do rebordo costal direito e 4 cm do apêndice xifoide, além de baço a 4 cm do rebordo costal esquerdo. Os membros inferiores não tinham edemas e o membro superior direito encontrava-se com leve edema no terço médio do braço e com dor a palpação no local, além de duas máculas eritematosas.
A criança foi colocada em ventilação mecânica, hidratação venosa após correção da volemia, transfusão de concentrado de hemácias, iniciado antibioticoterapia(penicilina e gentamicina) e aminas vasoativas. Colhido exames (em anexo).
Houve evolução grave com piora do quadro clínico, apresentando hematoma no local da dissecção venosa (jugular externa esquerda), além do aparecimento de sufusões hemorrágicas, petéquias e nasal. Recebeu reposição de plasma fresco, plaquetas e vitamina K, Sendo solicitado parecer da hematologia.
Após 32 horas da admissão foi constatado o óbito e o corpo encaminhado ao SVO.
Exames complementares:
- Classificação ABO: A positivo
- Glicose: 73 mg/dl
- Radiografia de tórax: infiltrado difuso em ambos os campos pulmonares, sem pneumotórax ou derrame pleural. Cânula endotraqueal bem posicionada.

Na internação
24 horas após
Hematócrito
5,2%
10,3%
Hemoglobina
0,0
3,6 g/dl
Leucócitos *
27.300
8.800
Segmentados
14%
23%
Bastões
---
---
Linfócitos
73%
75%
Eosinófilos
---
1%
Plaquetas
144.000
81.000



Gasometria


Ph
6,91
7,24
pCO²
19
34
Saturação
99%
90%
HCO³
4
14
BE
?
-12

 *Presença de granulações tóxicas grosseiras nos neutrófilos e presença de eritroblastos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico