Pular para o conteúdo principal
Questões - TEP x Residência Médica

TEP- 2005- Adolescente de 14 anos , sexo masculino, é trazido por sua mãe à consulta devido a cansaço e mau desempenho escolar há dois meses. Exame físico: mucosas hipocoradas ++/4+ ,  RCR  2T; BNF; FC: 106 bpm; SS +/6+. Considerando a hipótese diagnóstica, a alteração mais provável do hemograma é a presença de:

(A) microcitose com anisocitose
(B) microcitose sem anisocitose
(C) macrocitose com anisocitose
(D) normocitose com anisocitose
(E) macrocitose sem anisocitose

Comentários

  1. Letra "A".
    Compatível com anemia carencial ferropriva, apresentando alta incidência/prevalência em nosso meio. Os achados hematológicos traduzem VCM reduzido e RDW aumentado.

    Pensando nessa hipótese, que outros achados laboratoriais poderiam ser encontrados?
    Como confirmar a hipótese?

    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semiologia Pediátrica Sinais clínicos característicos ou patognomônicos Sinal de Forchheimer Descrição: máculas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. Principal(is) doença(s) associada(s) : faringo - tonsilite estreptocócica;  escarlatina;  rubéola.

Estadiamento Puberal: Critérios de Tanner

É com muito orgulho e satisfação que o Blogger "Pediatria em Foco" posta mais um Projeto de Intervenção desenvolvido pelos doutorandos do Internato em Pediatria I da UFRN. Este, por sua vez, aborda o Estadiamento Puberal, com ênfase nos Critérios de Tanner. Para ver em detalhes, basta acessar o link:  https://www.slideshare.net/blogped1/estadiamento-puberal-critrios-de-tanner .
Diagnóstico Visual Criança com história de febre, e dor de garganta. Exame da orofaringe com presença de vesículas e úlceras em palato mole, conforme a foto abaixo: Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico